A Capa De Disco Que Inspirou a Capa de Caderno

Existem alunos que desenham caveiras e logo de bandas de várias vertentes do rock nas folhas do meio ou do fim do caderno. Existem produtos licenciados: cadernos, mochilas, etc com fotos e logos de bandas famosas.

O artista se inspirou na capa do disco do Metallica: Master of Puppets (Senhor das Marionetes), lançado em 1986. Essa arte foi feita por um fã da banda e, talvez, alguém que gosta de matemática.

As lápides da ilustração original foram transformas em sinais matemáticos, embora o x possa ser uma letra ou sinal de multiplicação, o sinal de mais possa significar uma cruz. A matemática é a senhora dos números, mas também das letras abc, xyz e o número imaginário “i”.

Na ilustração original da capa, existem fios ligando o logo da banda às lápides. Quando o artista fez a capa "Matemática", os fios não apareceram, ou ele optou por não os colocar, ou  se esqueceu.

Se foi uma opção, apesar da Matemática ser mestra dos números, os números não são marionetes manipulados forçadamente por fios (a não ser em balancetes "maquiados" de empresas e falcatruas de contabil). O conhecimento matemático é transmitido através da lógica, não da submissão. Mestra e discípulos.

Ficou um caderno de Matemática estiloso  thrash metal/heavy. A matemática começa bem clássica, depois, vai ficando hardcore. Que nomes de bandas inspiradas na Matemática poderiam ser formadas. The PAs and PGs, as progressões aritméticas e geométricas (The Mamas & The Papas); MMC/MDC (AC/DC).

Numa versão para a língua portuguesa, a palavra Gramática também poderia ser mestra das letras. Cinemática, em física, também serviria de inspiração. É um caderno único, original.


É um caderno único, original. O que pode acontecer é alguém gostar da ideia, aumentar a imagem no Photoshop, ajustando-a ao tamanho de um caderno, imprimir e colar sobre a capa. Por isso, teria sido bom o autor da ilustração ter assinado.