Ativando o Silenciador de Áudio da Aba ou Guia

Antes do recurso implementado pelo navegador do Google, o Chrome, era um desafio de paciência descobrir qual das inúmeras abas estava emitindo som, reproduzindo áudio. Depois da novidade, basta observar o pequeno ícone de alto-falante para descobrir qual guia está reproduzindo aquele som chato.

De repente, a pesquisa e, muitas vezes, a falta de atenção resulta em várias abas abertas. A funcionalidade desse recurso se aprimorou em versões posteriores. Não só é possível saber qual aba está emitindo som, mas se pode ativar o: “controle de interface do usuário de silenciamento de áudio da guia”.

Uma vez ativado, ele se torna padrão, ao abrir o navegador novamente, verifica-se que uma aba está reproduzindo mídia, basta clicar no ícone de alto-falante para deixar a aba muda, clicando novamente, o som é reativado.
Para ativar esse controle basta digitar na barra de endereço do navegador:
chrome://flags/#enable-tab-audio-muting

Quanto mais curiosa e complexa for a pesquisa, quanto mais dúvidas ou fontes consultadas, mais abas são abertas. Às vezes, se quer confrontar as informações, voltar à anterior. Chega um momento que se percebe um exagero de abas abertas.

Lembro-me de quando comecei a usar o Internet Explorer, depois, de como usava o Internet Explorer para baixar o navegar Mozilla Firefox, o Chrome nem existia. Há sites testando os navegadores na conhecida e sem fim: “Guerra Dos Browsers”.

Muitos quesitos são comparados, sempre há quem discorde nos comentários. Dependendo do que se quer fazer na internet, só assistir vídeos no Youtube, um navegador pode levar vantagem sobre o outro, pode ser mais rápido, porém ocupar mais memória em computadores antigos. Sem falar do apego sentimental a um navegador.

O melhor browser pode ser aquele que você gosta e se sente feliz navegando por ele, independente de desempenho, estatísticas e outros quesitos testados. Isso não parece nada lógico, mas a emoção, às vezes, vence a razão. Discutir gosto se aplica a navegadores também.

Em dois sites que fizeram uma enquete: Qual navegador você sua? O Google Chrome ocupava a primeira posição. Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera, entre outros, escolha o seu preferido.

A guerra dos navegadores jamais terá fim, e o cobiçado primeiro lugar sempre será motivação para os concorrentes.

Comentários