Aperte Qualquer Tecla Para Continuar: Exceto a Liga/Desliga


O ilustrador e artista gráfico, Pablo Stanley, captou perfeitamente, nesta tirinha, a importância da exceção que, nem sempre, é tão clara. Seria de se supor que qualquer tecla poderia ser apertada, menos a que liga e desliga o computador. Ao se desligar o computador, não houve a continuação.

As bancas examinadoras de vestibulares e concursos também formulam questões baseadas nas exceções às regras. Lembrar-se da exceção, quando as regras estão nítidas na lembrança, nem sempre é fácil.

Mesmo não desligando o PC, podia acontecer de alguém instalar um programa e ir clicando enter, avançando, sem ler, depois, descobrir que veio no pacote: antivírus, acelerador de internet e uma barra de ferramentas indesejada, sem contar que a página inicial mudou. Depois, só acessando sites e fóruns para ver como desinstalar.

Quando o relógio do PC sempre atrasava, e as configurações de BIOS eram sempre perdidas, era preciso saber o básico de inglês para poder inicializar o PC, normalmente, e sair daquela tela irritante de BIOS, até trocar a bateria da placa-mãe, que é, geralmente, um dos motivos para esse problema. Exitem ótimos tutorias no Youtube ensinando a fazer essa troca da bateria.

Outro problema clássico dos Desktops era (ou ainda é), depois de um tempo, ligar o computador e aparecer aquele barulho aporrinhador de motosserra que podia parar, depois de um tempo, mas a trepidação podia prejudicar os componentes sensíveis do computador.

O bom mesmo é ler tutoriais sobre um programa que queremos instalar ou trocas de componentes, ver quais ajustes são necessários, quais opções podem ser descartadas ou não incluídas durante o set up de instalação. A ansiedade para se instalar um programa faz não se prestar atenção às opções já marcadas, muitas delas não são interessantes, outras, podem autorizar a instação do que não se quer.

As opiniões nos fóruns costumam ser bem sinceras e diretas, sem enrolação. Quando o programa cumpre o que promete, é elogiado, quando não, é detonado sem dó. Alguns sites costumam destacar os prós e contras do programa. É preciso ficar de olho para escolher a opção que dispensa o instalador do site.


O lado colaborativo da internet é impressionante, porque você pode aprender com os erros dos outros e evitá-los, se cometeu o mesmo erro, lá pode estar uma dica ou um tutorial para consertar, um passo a passo para resolver o problema, e dicas avançadas para solucionar as dores de cabeça de software e hardware.

Comentários