Motocicleta de madeira, pelo menos parte dela, deve ter sido
o presente de aniversário de 18 anos do #Pinóquio dado por seu criador, o marceneiro
Gepeto. Agora, Pinóquio pode cruzar o Sul dos Estados Unidos ou da Itália, numa
versão cara de pau do filme: #Easy Rider (Sem
Destino), ao som do Steppenwolf: “Born
to be wild”. Eu ia dizer que o Pinóquio podia sentir a brisa no rosto, mas, se
ele ainda for um boneco de madeira, isso não vai fazer muita diferença. Do
ponto de vista da segurança, a moto de madeira é altamente combustível, a
combinação lenha e combustível, mesmo em duas rodas, continua muito inflamável.
Com certeza, uma das primeiras motos que não é pintada, mas sim envernizada. A
expressão: “minha moto está com cupim” faria todo sentido. É uma moto meio
rústica, é verdade, como não sabemos se a madeira é de replantio, não podemos
dizer que seja uma moto ecológica ou ecologicamente correta. Se tivesse sido
feita com restos de madeira de um imóvel ou fábrica demolida, teria sido uma
boa ideia que pouparia as florestas. Quanto a algum acidente de moto ou tombo na
estrada, não é raro a moto cair por cima do motociclista, no caso da moto de
madeira, equivaleria a dizer que a pessoa tomaria uma séria de pauladas, fora o
tombo em si. A moto de madeira fica muito sujeita a vandalismos e sabotagens,
um serrote pode fazer um terrível estrago nela. A madeira é isolante térmico,
nesse caso, ela leva uma vantagem sobre a moto de metal. A moto orgânica, meio
orgânica, não se pode afirmar que ela seria o sonho de consumo dos engenheiros
e engenheiras florestais, mas, com certeza, a moto de madeira é curiosa. Mesmo
num lugar apropriado, um estacionamento vazio, dar um cavalo de pau na moto de
pau seria perigoso, ela não parece ser apropriada nem projetada para acrobacias
em duas rodas. Se formos investigar a história da motocicleta, veremos que ela
originou-se da bicicleta, e as primeiras bicicletas eram feitas de madeira. O
que é estranho para nós, hoje, foi algo normal, antigamente. Historicamente, a moto nasceu quando um motor
de combustão interna foi introduzido numa bicicleta de madeira, aqueles que
realizaram esse façanha foram o alemão Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, 1885,
por algum motivo, que é complicado demais para tentar explicar num post , eles
não se tornaram Daimler & Maybach Motors, parece que a dúvida de onde
colocar o motor da moto, e a opção de colocá-lo nos três lugares possíveis,
certamente, além de ineficiente, contraproducente, foi um
atraso nos negócios. Anos depois, em 1894, a Hildebrand & Wolfmüller, na Alemanha, é considerada
a primeira fábrica de motos. Em 1903, começa a surgir uma lenda, os dois
sobrenomes mais famosos sobre duas rodas: #Harley-Davidson, que dispensa
apresentações, um ícone da cultura norte-americana e sonho de consumo de milhares
de pessoas pelo mundo. Há também as impressionantes e tecnológicas marcas
japonesas. Se o Gepeto fundasse uma fábrica de motos chamada Gepeto-Pinóquio Motors não faria
sucesso, quem sabe uma linha de miniaturas da moto, fizesse algum sucesso. Eu posso afirmar, baseado na letra da Banda Os Paralamas do Sucesso, sucesso nos anos 80, e até hoje, que essa moto não é o sonho de metal do Vital. No caso da moto de madeira, a documentação seria estranha, modelos: eucalipto; pinho; maçaranduba; cedro.
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