Volkswagen Kombi Last Edition (foto: Divulgação) |
Kombinationsfahrzeug, você pode não estar ligando o nome à
pessoa, ou melhor, o nome ao veículo, mas, quando se diz, simplesmente, KOMBI,
todos já ficam sabendo que se trata do famoso veículo utilitário multiuso ou
combinado, que deu origem ao conceito de van. O automóvel utilitário construído
pela montadora Volkswagen. A versatilidade da Kombi a transformou desde de
veículo de transporte escolar, lanchonete móvel, veículo para transporte de
cargas, até veículo de confraternização, antigamente, o ideal para levar toda a
família e parentes a Santos. A primeira vez que vi o mar, quando era muito criança, foi numa viagem de Kombi, tios, avôs, uma bisavó e primos. A Kombi esteve presente num dos momentos marcantes da minha vida. Nesses 56 anos de história, qual paulistano ou
paulista não viu a Kombi, pastel e caldo de cana, um trio que trouxe e traz
muita alegria por onde estacionou, não só em São Paulo, mas pelo Brasil todo. A
Kombi usada por comerciantes, feirantes,
artesãos e vendedores. A famosa Kombi, também apelidada de perua, tem uma
história de muito sucesso e carinho no Brasil. As miniaturas de carros sempre
existiram, tanto a versão em plástico como a versão em metal para colecionador.
O que eu nunca tinha visto era uma torradeira em forma de Kombi, mas ela
existe. O interessante, além da miniatura, é que o pão torrado sai com o
logotipo da Volkswagen. A Kombi que carregou tanto pão de forma e francês,
agora, faz torradas. Se algum colecionadores estiver lendo esse matéria, eu não
faço ideia de onde adquirir a torradeira Kombi nem se ela é um produto licenciado pela Volkswagen. O modelo que inspirou a torradeira Kombi é a Kombi Luxo, 1969. Sem dúvida, a ideia é genial, claro que o
designer da Kombi, Kombinou perfeitamente para ser uma torradeira, o outro
detalhe interessante é que o logotipo é comestível. A notícia triste,
principalmente, para a legião de fãs da Kombi, é que a Kombi está saindo de
linha no Brasil, ou seja, despedindo-se da linha de montagem. A Kombi se
aposenta com glória, sendo o mais antigo modelo produzido no Brasil. Embora
toda despedida seja triste, a Volkswagen preparou um despedida gloriosa e para ficar na história. A
edição especial de despedida da marca chama-se: Last Edition. Nessa edição limitada e especial, as 600 unidades trazem no painel a plaqueta
de alumínio escovado com o número de série. Vendo as fotos, tem uma das fotos no post, ela sintetiza, interior e
exteriormente, elementos dos modelos luxuosos das décadas anteriores. O som com
leitor de MP3, entrada USB e LEDS
vermelhos, realmente, fantástica, eu diria Kombástica. Eu não sou colecionador,
mas eu posso afirmar que essa edição limitada será supervalorizada, no futuro,
pelo valor histórico, e por ser o último modelo produzido da Kombi. A Kombi e o
Fusca, esse casal de carros da Volkswagen fizeram história no Brasil. Quem sabe, no futuro, os projetistas da Volkswagen não criem uma New Kombi, assim como aconteceu com o novo Fusca, o New Beetle. Quem sabe algum presidente da república peça a montadora que volte a fabricar a Kombi, o finado ex-presidente da república, Itamar Franco, conseguiu essa façanha, e, naquela época, o Fusca, carinhosamente chamado de Fuca, voltou a linha de produção, por um período. A Kombi encerra
sua história com chave de ouro, quando se fecham as cortinas ou se fecha a
porta do último carro produzido de um modelo, bate aquela saudade. Nos Estados
Unidos, a Kombi sempre remeterá à liberdade, customizada, artesanalmente, pintada
com cores psicodélicas nos anos 60. Todos, independente da geração, conhecem, seja em
filmes ou seriados nostálgicos, a Kombi Hippie. A kombi despede-se da linha de produção, mas, enquanto houver uma Kombi rodando na estrada ou na garagem de um colecionar, a saga continua.
Comentários